domingo, outubro 15, 2006

Picolé de Chuchu ou Pimentão Vermelho?

A disputa eleitoral recente não me interessou muito por não me sentir representado pelo PSDB ou pelo Alckmin. O voto no chuchu é o voto anti-PT e anti-Lulla possível, mais do que alguma convicção partidária. Os tucanos têm sido, alguém dirá que deliberadamente, verdadeiros Mencheviques, ou seja, o adversário ideal para o jogo de hegemonia petista, mantendo toda disputa possível no espectro da esquerda.
Só que agora o fio de esperança em qualquer mudança possível começa a ficar cada vez mais tênue. É triste ver a agenda política do Alckmin ser pautada pela petezada, e pior ainda, segundo sua própria escala de valores. Com a exclusão dos conservadores e verdadeiros liberais das discussões políticas, vemos ambos demonizarem propostas necessárias como a privatização massiva das 141 estatais restantes. No seu esforço de ficar cada vez mais parecido com seu opositor, o chuchu não só desencanta um segmento dos eleitores como torna "idéia bandida" diversos valores liberais que ficam banidos do debate liminarmente.
Esse é um desserviço que o Alckmin presta a todos que não são de esquerda "nezte-paíz", muito mais sério do que sua provável derrota no pleito. Marcar posição contra o PT e suas idéias era a missão necessária, mas a ambição de poder do candidato tucano demonstrou que ele não tinha estatura para ela.

Nenhum comentário: